Mensagens que andam: particularidades do mobile marketing

Recentemente dei uma entrevista para a newsletter da Virid, especializada em soluções de relacionamento digital via email marketing. O tema foi mobile marketing e, salvo engano meu,  foi a primeira entrevista que dei apenas sobre o tema. Confira abaixo:

1. Nos EUA, o mercado de dados para aplicativos móveis cresceu 23% em 2010 e atingiu a marca de US$ 1,49 bilhão. Diante dessa expansão, como você avalia o atual cenário do mercado global, e onde acredita que estejam as melhores oportunidades?

O celular, sem dúvida, é o único equipamento que está com você o tempo todo, e os smartphones hoje permitem uma série de atividades que antes era possível fazer apenas com outros equipamentos. Assim, há diversas oportunidades no horizonte, como a geolocalização e códigos 2D – que podem ser muito eficientes na realização de promoções – e a busca, que apoia com conveniência o ecommerce, por exemplo.

2. E no Brasil, estamos em dia com as tendências internacionais? A exclusão digital representa um entrave muito grande ao desenvolvimento de novas ações?

Acredito que o celular será responsável pela inclusão digital de boa parte da população, que nem passará pelo computador. Com a criação de planos mais populares, o acesso tende a aumentar. Em termos de negócios, aqui, como em todos os lugares, o mobile marketing ainda carece de uma padronização de formatos e métricas, assim como aconteceu nos primeiros anos da internet.

3. Voltando aos EUA, em 2010, pela primeira vez, as vendas do segmento de smartphones superaram as vendas do segmento de computação. No campo do mobile marketing, são os smartphones também as plataformas mais atrativas para o consumidor? Por quê?

Sem dúvida. Como eu disse anteriormente, o celular está sempre ao seu lado e graças a ele você consegue realizar uma série de atividades antes realizadas apenas via computador. Agora, com os novos tablets incorporando funções de telefone, o desafio segue cada vez maior para profissionais de comunicação e marketing… É um mercado em ebulição, e a cada dia vemos novas opções e plataformas. Isso às vezes dificulta o trabalho de comunicação, mas abre uma miríade de oportunidades!

4. E os tablets e e-readers, têm potencial para ameaçar os celulares inteligentes?

Ambos são muito recentes e ainda em evolução, mas seu impacto já foi sentido pela indústria de computadores, haja visto a enorme queda das vendas de netbooks e o crescimento dos tablets. Imagine que 70% das pessoas que compraram o iPad 2 na semana de seu lançamento não possuíam a versão anterior, e isso mostra o aumento do interesse pelo equipamento. Se você considerar que em 2010, pela primeira vez nos EUA, acessou-se mais notícias via online do que no papel, você tem aí o impacto que esses equipamentos terão na vida das pessoas.

Continue lendo a entrevista no site da Virid.

, ,

  1. #1 por Leandro em 18/04/2011 - 15:47

    Tudo bem?
    Desenvolvo e-mails marketing para uma empresa e gostaria de adicionar 3 botões no topo do e-mail como forma de compartilhamento (Twitter, Facebook e Compartilhar e-mail com amigos).
    Procurei algum aplicativo que possa aplicar RT ou CURTIR automaticamente com o subject do e-mail enviado, mas não achei. Encontrei apenas links que toda vez que fosse desenvolver um e-mail, teria que fazer manualmente o assunto, a frase (ou subject) e inserir o link encurtado.
    Recebo diariamente e-mails de inúmeras lojas online e site de marcas. A grande maioria usa esses dispositivos que redirecionam automaticamente (ou eles tem o tempo de fazer manualmente cada link desses? [acredito que não, rs])

    Aguardo contato. Caso não tenha ficado claro, segue o meu e-mail para qualquer esclarecimento de dúvida.

    • #2 por Marcelo Sant'Iago em 20/04/2011 - 14:40

      Leandro, uma pessoa da Virid vai entrar em contato com vc, eles tem este recurso na ferramenta Virtual Target. Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: