Guarde este nome: Terrence Kawaja

Fico pensando no que pode impedir o Google de ser o líder inconteste na publicidade online, inclusive no Brasil.
Hoje todos os grandes portais – salvo Microsoft e Yahoo por razões óbvias – tem algum tipo de parceria com o Google. Eles todos fazem parte da chamada rede de conteúdo e alguns também da rede de pesquisa. Isso quer dizer que posso comprar publicidade nesses sites via Google. E minhas buscas nesses portais são “turbinadas” pelos algoritmos do Google.
As últimas grandes inovações do mercado brasileiro vieram do Google: Orkut e links patrocinados. Isso sem falar em YouTube. Pensem bem, quando algum outro portal trouxe algo novo e inovador desde o Messenger da Microsoft? Salvo as intervenções de richmedia no Yahoo – o que também não é novidade – não tem muita coisa nova acontecendo. A não ser que você ache até hoje o relógio do Itaú na home de portal o supra-sumo.
Do lado das agências muito pouca novidade também, apesar das diversas aquisições que estamos vivenciando em 2010. Desde 2006 quando a MídiaClick – projeto no qual estive envolvido – lançou o conceito de marketing de performance (hoje incorporado no discurso da maioria das agências online e de search), qual outro conceito novo surgido entre as agências? Todo mundo faz mobile, busca, mídia social… mas conceito novo…
Enquanto isso, nos Estados Unidos o mercado fervilha com o renascimento da mídia visual (display media), com diversas empresas e modelos de negócio inovadores tanto no lado das agências quanto dos veículos. Mas aqui a coisa parece que parou.
Aí, quando tinham a chance de ver de perto o raio-X desse novo momento, 90% dos 200 brasileiros que estavam no MIXX em New York em setembro decidiram sair do auditório, em vez de ficar e ver a apresentação de Terrence Kawaja, ex-consultor da GCA Salvian e hoje dono de sua própria empresa, a LUMA Partners.
Leia a continuação na minha coluna no Webinsider, vale a pena🙂
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: