Semana passada foi oficialmente aberta a temporada de compras natalinas nos EUA. A chamada Black Friday (sexta-feira negra) durante o feriado de Thanksgiving traz os melhores descontos do ano e as pessoas fazem fila na porta das lojas desde a madrugada.

O sucesso da Black Friday em 2010 foi mais uma vez estrondoso.

(Curiosidade: a origem do nome é porque o balanço positivo por lá é escrito em preto e não em azul como aqui.)

Mas meu ponto é: de alguns anos pra cá, com o crescimento do e-commerce, os varejistas norte-americano resolveram esticar essas promoções e criaram a Cyber Monday, com ofertas exclusivas nas lojas online.

Mais um sucesso, claro!

Já que tantas tradições norte-americanas vem tornando-se mais populares aqui, como é o caso do Halloween por exemplo, é curioso que até hoje no Brasil não tenha sido criado iniciativas como estas – apesar de alguns tentarem pegar carona, como você vê abaixo.

Vale lembrar que a Câmara-e.net criou há 9 anos algo na linha da Cyber Monday, chamada DetonaWeb, com diversos varejistas oferecendo promoções simultâneas.

Mas, aparentemente é tão pouco divulgado que quando comecei a escrever este post eu achava que a iniciativa – que aconteceu em setembro- nem existia mais.