Pede pra sair!

Recentemente temos visto empresas de sucesso trocarem de CEO: sai o fundador e entra um administrador profissional. Aconteceu com o Twitter e esta semana com o Youtube

Esse é o grande desafio para um empreendedor: quando deixar seu filho andar com as próprias pernas? Pois uma empresa nada mais que um filho e filho é criado para crescer e viver livremente. Infelizmente nem todo pai (ou mãe) enxerga isso e acaba criando uma criança mimada: ela tem grande potencial, mas nunca vai ser grande, independente, vencedora, pois vive à sombra dos pais.

Sombra.

Palavra terrível para qualquer empresa, que assim como uma planta precisa de luz para crescer e se desenvolver. Luz das grandes idéias, das inovações, da ousadia. E não a sombra do conservadorismo, da insegurança, do paternalismo.

Em minha carreira vivi algumas vezes a situação onde os empreendedores não aceitaram que era preciso sair de cena, para outro poder assumir o comando. Uma pena. Posso dizer com segurança que, em nenhuma das vezes, a empresa foi beneficiada com essa teimosia.
O próprio Yahoo sofreu com esse dilema no passado, ao contrário do Google, cujos fundadores rapidamente contrataram um executivo para liderar as operações. Taí o resultado.
Por isso, você que é empreendedor: abra a janela, deixe a luz entrar. E, na hora certa, não espere surgir um capitão Nascimento: ponha o orgulho de lado e a viola no saco. Pede pra sair.
  1. #1 por Wesley Douglas em 29/10/2010 - 20:55

    salve slave Marcelo.Acompanha seus textos a tempos e dessa vez, senti que estava um tanto poético hein rs.abs.Wesley

  2. #2 por Rezita em 05/11/2010 - 21:01

    I like it!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: