O Google tem sido o alvo mais constante dos defensores da privacidade.
Principalmente após o lançamento do Google Buzz não foram poucas as queixas envolvendo diversos países. Mas não é de hoje a desconfiança sobre o poder do Google em coletar informações através de seus diversos produtos e propriedades.
Eis que ontem o Facebook resolveu entrar firme na disputa do posto de Grande Irmão da internet: em sua conferência para desenvolvedores foram anunciadas várias novidades, mas dois produtos chamam a atenção – o Open Graph e o botão “Like”.
Aparentemente o Facebook acha que você quer disponibilizar a ele toda suas atividades na web e posteriormente compartilha-las com seus amigos.
Eu não, obrigado.
Zuckerberg, fundador do Facebook, já nos avisou que os conceitos de privacidade mudaram. Ele já fez uma tentativa – frustrada diga-se de passagem – envolvendo a divulgação do comportamento dos usuários do site no malfadado projeto Beacon em 2007.
As novidades de ontem, apesar contar com parceiros poderosos como CNN e Microsoft, entre outros, pode ser outro passo perigoso. É aguardar para ver.