Um balanço dos eventos recentes

Depois de dois eventos praticamente seguidos – Digital Age e Proxxima – acredito que dá para fazer um balanço dos temas abordados.

Branding na internet
Claro que dá para fazer, mas uma coisa é você criar em um mercado com 80% de penetração de internet (EUA) e outra é no Brasil, com “apenas” 30%. O foco e as estratégias são completamente diferentes.

Social Media
Chega, já deu! Como eu disse no Twitter: já que ninguém tem nada de novo pra falar, deveriam proibir novos eventos até o final do ano.

Mobile Marketing
Vive o mesmo dilema da web anos atrás: carece de referências, de padrões e métricas adequadas. E antes que joguem pedras em mim, vejam o que disse no Proxxima Bob Schukai, vice-presidente de tecnologias Wireless e Broadband da Turner Broadcasting System “Ainda não conseguimos estabelecer a moeda corrente do mobile marketing. Não sabemos ainda como e o que valorizar entre as informações colhidas”. Mas pelos menos estão cobrando um CPM altíssimo🙂

ROI
Tem agência dizendo que “ROI não é tudo“. Minha sugestão é: pergunte ao seu cliente antes de afirmar isso. ROI é TUDO SIM! Mas você precisa saber medi-lo, pois seja em campanhas de performance ou de construção de marca sempre é possível calcular o retorno sobre seu investimento.

SEM
Impressionante, continua sendo ignorado nos grandes eventos. Como falei no SMX: as pessoas falam muito de integração do offline com online, quando deveriam começar a se preocupar mais em integrar o online com o online. Search não vive sem Display e Display não vive sem Search.

Crescimento do bolo
Inevitável, inexorável. Mas estamos correndo a maratona e não os 100 metros, por isso calma com o andor. De novo lembre-se: 80% de penetração vs. 30% de penetração. E outra: cuidado com o que você deseja, pois pode conseguir. O fato é que ainda há muito a ser feito para que possamos fazer jus aos sonhados 10% de share que foi colocado como meta pelo mercado.

Transmídia
Um modo moderno de falar em crossmídia?

Deixei alguma coisa de fora?

  1. #1 por Alan David em 10/09/2009 - 19:01

    Foi praticamente uma "tag cloud" com os assuntos mais citados. Não fui em nenhum do dois eventos, mais deu para saber apenas acompanhado pelas hashtags no twitter. Nessa parte de eventos realmente a colaboração via twitter tem sido interessante.Da para dizer que você deixou o assunto de Vídeos Online (youtube) de fora? Não só pela vinda do Chad Hurley mas o assunto realmente é interessante, como as emissoras vão reagir, interagir e etc.

  2. #2 por Sant'Iago em 10/09/2009 - 21:38

    Alan, não comentei sobre vídeo online pq absolutamente nada de novo foi dito nos eventos, nem mesmo pelo Chad Hurley.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: