Decepção com o anúncio da Citroen com QR Code

Em um mundo com bilhões de celulares o QR Code é uma das formas mais modernas de atrair consumidores para conhecer mais sobre um produto ou serviço.

O QR Code é um código de barras que após a instalação de um aplicativo pode ser lido pelo celular.

A primeira pessoa que vi falar sobre o assunto como ferramenta de comunicação foi o Ricardo Cavalini em seu livro O Marketing Depois de Amanhã (leitura obrigatória!)

Bom, Citroen publicou na Veja esta semana um anúncio com QR Code promovendo o lançamento do novo C4 Picasso. Para facilitar, se você não tem o leitor em seu telefone o anúncio também oferece uma forma para adquirir o seu gratuitamente.

Lá fui eu testar…

Instalado o aplicativo, mirei no QR Code e bum…direto para o site!

Legal, mas decepção total: apenas um vídeo (bonitinho é verdade) do novo carro!

Se é pra fazer, faz bem feito: onde ficam as concessionárias perto de mim? Qual as características do novo modelo? Como posso agendar um test drive? Como posso entrar em contato – um 0800 ou por SMS por exemplo, já que estou no celular?

Se eu quisesse apenas ver um vídeo bastava ir ao Youtube ou, em caso extremo, ligar a televisão, certo?
🙂

  1. #1 por Max em 14/02/2009 - 13:17

    muito certo. inovacao interativa nao é brinquedinho, é ferramenta. na mao de gente grande alavanca negocios, movimenta marcas, gera resultados. so uma correcao, marcelinho, a primeira vez que um QR code (shot code, transmedia … whatever the name) foi usado no brasil em marco de 2006 por Skolbeats. auguri!

  2. #2 por Raul Tialuso em 14/02/2009 - 17:29

    O QR é bem interessante para atrair o público. Mas concordo plenamente contigo: tive a mesma sensação quando entrei no site. Esperava ver muito mais que um vídeo. Toda vez que criamos algo que envolva mobile aqui, pensamos nas melhores formas de fazer com que o usuário seja envolvido com o produto. Não apenas usar o mobile como gerador de audiência.absRaul T.—————————–http://www.soluttia.com.br

  3. #3 por Anonymous em 16/02/2009 - 22:58

    Max, vc pode descrever como foi a acao com skol beats?Obrigada, Fernanda

  4. #4 por max petrucci em 17/02/2009 - 22:41

    oi fernanda,em abril de 2006 a garage interactive (minha agencia, deixando claro o jabá) fez uma acao para Skolbeats chamada “Codigo Redondo” onde as pessoas podiam baixar o aplicativo Shotcode e ao fotografar o codigo espalhado no evento conseguiam ringtones e outros conteudos exclusivos de graca.abs,max

  5. #5 por cava em 18/02/2009 - 01:24

    opa, valeu pela citacao e pela recomendacao. Fiquei feliz (de verdade). Nao sei se ele foi referencia para os primeiros cases no brasil, pra mim, isso nem é importante. Apesar de ter escrito o livro ha varios anos, é legal saber que ele pode servir de referencia para quem quer fazer o presente acontecer.abracao (e espero que goste do proximo livro que deve sair logo logo)

  6. #6 por Code Media Team em 15/04/2009 - 18:44

    A utilização de QR-Codes e outros códigos de barras bidimensionais ainda engatinha no Brasil, por isso bato palmas para a Citroen pela iniciativa… Ainda assim o pessoal do marketing que elaborou a propaganda deve estar louco para ver o feedback(esse post de fato entra aí) da campanha, visto que é sim uma inovação e precisa ainda de muito refinamento.Enfim, parabéns pelo belo post, e convido-lhe pra visitar nosso blog, que fala um bocado sobre códigos de barras…Grande Abraço,Lauro Mafra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: