SEM, SEO, PPC e companhia

Com o aumento da penetração do Search Engine Marketing em nosso mercado é importante esclarecer as diferenças entre as terminologias.

Mais de uma vez ouvi profissionais do mercado – que trabalham em empresas “especializadas em Busca” – usar erroneamente o termo SEM (Search Engine Marketing) para se referir a campanhas de links patrocinados.

Para evitar dúvidas, o IAB lançou um glossário, que recomendo a leitura (tem uma cópia no site da MídiaClick) e aproveito para reproduzir parte de um texto do Danny Sullivan, considerado o maior dos experts em SEM, onde ele esclarece as terminologias ao comentar um artigo escrito no Search Insider.

SEO: gaining traffic from search engines via free listings.

PPC/Paid Search: gaining traffic from search engines via paid listings.

SEM/Search Marketing: Umbrella term meaning the combination of both SEO+PPC.

(Obs. Aproveite o link para o texto do Danny e delicie-se com a polêmica em torno de um artigo criticando a banalização dos diversos eventos que existem no mercado norte-americano. O texto do Danny é um dos comentários, role a página para chegar nele).

Anúncios
  1. #1 por Paulo Rodrigo Teixeira em 16/01/2009 - 11:49

    Marcelo, você roubou meu post! :)Se os “especialistas em busca” fazem isto, imagina a cabeça do cliente. De onde eles tiram isto?Ainda tem gente usando MOB hoje em dia. Vi no twitter uma empresa que vende MOSB, seja lá o que isto signifique.Aproveitando o Glossário do IAB, no Brasil os termos são:Marketing em Sites de Busca = Otimização de Sites + Links Patrocinados.Ah, no segundo parágrafo saiu: Marking.Abração Marcelo.

  2. #2 por Raul Tialuso em 16/01/2009 - 14:31

    Vou lá dar uma lida. Mas tenho a mesma experiência que você: Têm muito papagaio de pirata por ai repetindo coisas sem saber do que está falando. E não é pouco. Belo post.absRaul T.—————————–http://tialuso.blogspot.comhttp://www.soluttia.com.br

  3. #3 por Thiago Bacchin em 30/01/2009 - 18:17

    Fala MS,Realmente essa confusão de chamarem link patrocinado de SEM acontece com gente boa do mercado (agencias de todos tipos, anunciantes, veiculos..), e mesmo com glossários de SEM publicados e disponíveis para todos, sempre alguém volta a usar.Mania que as pessoas tem de usar uma sigla. Hoje mesmo um cliente me perguntou, depois dessa explicação sobre as siglas SEM/SEO, “então qual é a sigla de link patrocinado?”… PPC acho que é mais amplo que link patrocinado, pois podemos ter campanhas de banners PPC – e vai que alguém confunde com PCC…Na minha opinião o mais próximo do certo seria SP (sponsored links)…horrível. :)Abraços

  4. #4 por Sant'Iago em 30/01/2009 - 19:37

    Bacchin, aqui na MC a gente usa LP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: