il Gattopardo

Traduzido em português como O Leopardo, il Gattopardo é um romance italiano escrito por Giuseppe Tomasi di Lampedusa e adaptado para o cinema em 1963 por Luchino Visconti e estrelado por Alain Delon, Burt Lancaster e Claudia Cardinale.

A história se passa em 1860, época da unificação da Itália, e gira em torno dos desafios da decadente aristocracia italiana para lidar com a ascensão da burguesia (ou dos novos ricos sicilianos, para usar uma expressão popular).

Ao ler a notícia sobre a criação do Grupo de Trabalho de Mídia do CENP, o filme me veio imediatamente a mente porque, segundo o Meio&Mensagem, a “principal atribuição desta nova instância serão proposições e análises sobre a evolução dos serviços de mídia, de modo que fique comprovado que as agências de mídia (antigamente chamadas de bureaus), atuantes nos principais mercados mundiais, mas barradas no brasileiro, não estão fazendo falta.

Aí lembrei-me de uma frase antológica, dita pela personagem de Burt Lancaster, o Príncipe de Salina: “É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma”.

🙂

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: