A revista Exame estimou em um artigo recente que o Google irá faturar algo como 500 milhões de dólares no Brasil este ano.

Baseado nesse número, qual o real tamanho do mercado de mídia online no Brasil?

Vamos fazer uma conta de padeiro:

Em 2007 foram investidos 527 milhões de reais em mídia online, segundo relatório do Projeto Intermeios, que, como eu já informei mais de uma vez, (ainda) não contempla os números do Google.

Desses 527 milhões, 39.5 milhões referem-se a investimentos em busca (na verdade é o quinhão do portais parceiros do Google e Yahoo) e comparação de preços (Buscapé).

Estima-se que por volta de 90% do faturamento do Google vem de mídia (links patrocinados), o que daria 450 milhões de dólares ou 720 milhões de reais a um câmbio de 1,6.

Desses 720 vamos tirar os 39.5 que é o valor gerado pelos portais parceiros e teremos aí 680.5 milhões de reais como faturamento do Google em links patrocinados.

Somado aos 527 do Intermeios, temos mais de 1.2 bilhão investido em mídia online, muito próximo do 1.6 investido em revista e bem à frente dos 767 milhões investidos em rádio. E de longe maior que tv por assinatura.

Faz sentido minha matemática?