Agora é oficial: adquirimos a DoubleClick

Este é o título do mais recente post no blog do Google Brasil, assinado por Eric Schmidt, CEO da empresa.

Pincei duas frases importantes do texto:

A DoubleClick dá ao Google a plataforma líder em publicidade gráfica, permitindo-nos trazer com rapidez ao mercado avanços em tecnologia e infra-estrutura, que irão melhorar drasticamente a eficiência, a mensurabilidade e o desempenho de mídia digital para editores, anunciantes e agências

(…)acreditamos que, ao associar nossa rede de publicidade aos produtos de fornecimento de anúncios gráficos, e ao investir recursos no negócio de anúncios gráficos, poderemos ajudar editores e anunciantes a gerar mais renda.

Minhas conclusões:

– Definitivamente o Google vai entrar no “mundo do CPM”. Há alguns meses, em uma de suas últimas visitas ao Brasil, perguntei diretamente a Sukhinder Singh Cassidy, Vice-presidente de Operações na Ásia-Pacífico e na América Latina, como ela via a transição da empresa do CPC ao CPM: ela concordou que seria um grande desafio para o Google, dada as diferenças entre os dois modelos de comercialização, mas que, sem dúvida, a experiência e foco em resultados da empresa irá agregar muito à mídia online feita em “display ads” (banners, vídeo e rich media).

– Depois do lançamento do AdManager, voltado a editores donos de sites, definitivamente o próximo passo será um ad server para anunciantes. Acredito, assim como alguns especialistas norte-americanos, em uma versão paga a clientes maiores e uma gratuita aos parceiros do Adsense.

Fica a incógnita de como o Google vai lidar com a Performics, a empresa de marketing de performance da DoubleClick, que entre seus serviços oferece search engine optimization. Ou seja, em última instância agora o Google oferece serviços para melhorar o posicionamento do seu site nos rankings do…Google! Com isso, passa a lucrar não só com links patrocinados, mas também com SEO e a ter relacionamento com fornecedores desse serviço, indo contra a insenção que sempre fez questão de ressaltar, como bem lembra Danny Sullivan em seu blog.

ATUALIZAÇÃO
O Alexandre Kavinski escreveu um excelente post no Search Now intitulado “Google…o novo inimigo?”

  1. #1 por Henrique em 23/03/2008 - 15:01

    Vi o seu Vídeo na Endeavor… =DAi fiquei conhecendo o seu blog.Muito legal . Parabens.Henrique Andradewww.grupovox.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: