Deve ser preguiça

A Folha online publicou ontem que apenas 7,8% dos usuários de sites de busca clicam em links patrocinados.

Uhmmm…será mesmo?

Então como explicar o faturamento astronômico do Google, onde mais de 90% vem de cliques em anúncio? Será algum problema com a amostra da pesquisa (aliás, o artigo não menciona metodologia nem o tamanho da amostra)?

O artigo também ouviu um executivo que chamou o Google de buscador de “segunda geração”, porque “outros buscadores funcionavam como catálogos, relacionando seus resultados em ordem alfabética”.

Tá errado! O Altavista já existia antes do Google e também usa tecnologia de robôs para indexar as páginas.

Será que o jornalista não deveria ter ouvido outras fontes no mercado, principalmente os próprios sites de busca, para checar as informações?

Dá muito trabalho né…

Anúncios
  1. #1 por fran em 09/11/2007 - 00:56

    realmente os 7.8% me chamaram a atenção. achei muito baixo. entretanto, o brasil ainda tá muito atrás dos EUA, né? será que aqui os hábitos são iguais aos dos internautas americanos? e tem também o lance da comentada Bolha 2.0…

  2. #2 por Thiago Bacchin em 09/11/2007 - 12:52

    Santiago, com certeza estes dados não tem valor para o mercado de Search Marketing brasileiro e tenta induzir os leitores a desacreditarem na qualidade e utilidade dos links patrocinados. A Folha foi realmente irresponsável em divulgar tais dados, sem conferir a idoneidade da pesquisa e os possíveis interesses da WBI em divulgá-los desta forma.

  3. #3 por apieve em 09/11/2007 - 19:11

    Este número de 7,8% não pode estar certo. É só olhar o CTR de qualquer campanha com pouca concorrência – certamente é muito, muito mais alto que isso.Podia ter ouvido algum profissional de SEM, uma agência, o Ibope, qualquer um. Realmente deve dar muito trabalho.

  4. #4 por Paulo Rodrigo Teixeira em 30/11/2007 - 16:15

    Infelizmente Marcelo, tem muita gente que acaba virando referência em determinado assunto graças a marketing pessoal ou a uma agência de PR. Você está certíssimo. Óbvio que a taxa de clique é muito maior que esta. Tem algo muito errado com esta amostragem. Exemplo: 100% dos usuários de internet usam busca? Tem gente que só acessa a internet e tem acesso apenas a e-mail.O que mais me deixa triste é que sinceramente falta bom senso em muita gente que não tem senso crítico na informação que recebe. Com um mínimo esforço se percebe que tem algo errado.Jornalista hoje em dia publica qualquer coisa. =)Um grande abraço

  5. #5 por Paulo kendzerski em 30/11/2007 - 16:45

    A matéria da Folha cita uma pesquisa realizada pela empresa WBI Brasil desde 2004 e na edição 2007 ouviu 4.080 pessoas que utilizam a internet diariamente.A Metodologia e o levantamento completo foi passado para todos veículos de imprensa que publicaram os dados que acharam interessante para seu público.Em nenhum momento a matéria diz que não é bom negócio anunciar em Link Patrocinado. O que a matéria diz e é comprovado por uma pesquisa feita desde 2004 é que o internauta prefere clicar no resultado espontâneo quando pesquisa algo.como são 8 milhões de busca por mês 7% desta pesquisa vai para o Link Patrocinado, mostra o faturamento que os mecanismos de busca tem….Os gráficos da pesquisa podem ser acessadas no site http://www.wbibrasil.com.br

  6. #6 por Jean em 30/11/2007 - 17:41

    Não sei… não me parece tão pouco assim…Se contar que só no Brasil são cerca de 20 milhões de usuários, se cada um deles fizesse uma busca no Google por dia, seria mais de um milhão e meio de cliques nos links patrocinados por dia…Mas é claro que a gente sabe que a média de buscas não é de uma por dia (por usuário), e tem que considerar outros fatores, por exemplo, um usuário mais experiente tende a fazer muito mais buscas e evita clicar nos patrocínios… E ainda tem os outros usuários do mundo todo, não é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: