Muito barulho por nada.

Alguns veículos brasileiros, como IDGNow e a coluna do Adonis Alonso no caderno de Propaganda & Marketing desta semana, estão dando como grande novidade uma “nova modalidade de links patrocinados” chamada HotWords.

Funciona assim: você está lendo um texto é encontra palavras sublinhadas. Ao passar o mouse, aparece uma janelinha com um anúncio.

Novidade? De modo algum!

A VibrantMedia lançou em 2003 o IntelliTXT nos EUA. A versão tupiniquim, que pode ser visualizada em sites como o AdNews, é exatamente igual. Até na cor do destaque das palavras, em verde.

O IntelliTXT em sua versão mais recente permite inclusive a veiculação de vídeos, coisa bem além dos recursos do produto brasileiro.

A pergunta que fica é: como as palavras estão dentro de conteúdo editorial, será que os redatores e jornalistas irão criar seus textos pensando nas palavras a serem comercializadas?

A Forbes.com iniciou a comercialização do IntelliTXT em agosto de 2004, mas o produto teve vida curta: foi suspenso em dezembro do mesmo ano, após ser duramente rechaçado pelos seus próprios jornalistas. O motivo foi exatamente a preocupação com a isenção editorial. Desde então nenhuma outra grande publicação comercializou a solução.

Vamos ver como a “novidade” evolui no Brasil. Enquanto isso, leia este artigo do ClickZ sobre a evolução do IntelliTXT.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: