Os "novos" portais

Depois de iG e Terra, semana passada foi a vez da Globo.com inaugurar sua nova home page.

Decepção hem…

Ao contrário dos dois primeiros, que privilegiaram a presença do Super Banner (728×90 pixels), a Globo inexplicavelmente manteve o velho full banner(468×60 pixels). Meu desapontamento é porque a Globo.com foi uma das maiores incentivadoras da proposta de padronização lançada pela AMI em 2004 e inclusive adotou um novo formato na época que foi o retângulo (300×250 pixels).

Agora, dos portais recém-renovados, só UOL e Globo ainda contam com full-banners na home. Até quando irão resistir? Ou seria melhor dizer insistir?

  1. #1 por ale em 11/04/2006 - 02:37

    Opa Marcelo…Talvez seja bom considerar “outros motivos” que não uma simples “resistência” para a Globo.com AINDA não adotar “novos” formatos, não?Mas por falar em “novos” formatos… o que de tão novo temos em um super banner para tanta decepção?Saudações de um ex-click. Abs,Alexandre Moreno

  2. #2 por michel lent em 11/04/2006 - 11:52

    Pode ser otimismo meu, mas acho que eles vão entrar com um 768×90 em cima do portal a qualquer momento. O full ficou solto em cima dos tabs, que parecem encaixar bem com um superbanner. Quem sabe não foi falta de material ou alguma limitação do comercial que fez eles entrarem com o full?

  3. #3 por ale em 11/04/2006 - 12:06

    Em tempo… a Globo.com já tem Super Banner mesmo antes dessa nova home.Só falta vender mais!😉

  4. #4 por .:: Vivian Buim ::. em 11/04/2006 - 23:34

    Veja bem, se o Ale Moreno que trabalha com arquitetura da informação e faz parte do time do portal GLOBO.COM, está dizendo que há “outros motivos”… Até eu fiquei curiosa.Mas que o formato Super Full contempla muito melhor a informação, isto é fato. Não é a toa que a maioria dos Dir. de Arte hj em dia alargam seus sorrisos ao se recordarem da possibilidade de veicular suas criações num 728×90. Ou seja, não estão mais confinados ao pequeno 468×60 outrora imperando nas Capas dos Grandes Portais. …

  5. #5 por .:: Vivian Buim ::. em 12/04/2006 - 00:07

    Conforme ‘bloggado’ no Viu Isso do Lent, concordo com o Marcelo que qualquer atualização de Capa de portal sem a utilização do Superfull no topo ficará anacrônica.A deixa do Ale Moreno acerca dos prováveis “outros motivos” para não utilização do Superbanner, a princípio, fomenta a minha curiosidade.Alíás, estou vendo neste momento um Superbanner Lindooo na Capa do Portal. Da campanha FIAT 30 anos, by Agênciaclick. ; )Resolvido o problema com as vendas?!? rsrsrsbjos…

  6. #6 por Anonymous em 27/04/2006 - 15:44

    olá Marcelo, Michel, Ale e Vivan,Sou o Fernando Gomes da Globo.com, e gostaria de deixar aqui minha contribuição.Entendo que as discussões partem daquilo que vemos, mas é importante considerar outros fatores sim, como disse bem o Ale.A globo.com tem o espaço para Super Banner em 99,9% dos seus sites, fomos os primeiros a contemplar isso em praticamente todas as nossas páginas e continuamos incentivando fortemente a adoção desse formato pelo mercado, inclusive nessa nossa nova fase, onde temos tantos novos sites.O que acontece – e este é o foco – é que falta anunciante que tenha Super Banner. Eu é que pergunto: por que as agências insistem no Full Banner? O nosso preço é o mesmo para full banner e super banner justamente pata incentivarmos a veiculação do formato maior. Mas cadê os anunciantes? Alguns poucos focam no tamanho maior, e com isso alcançam melhores resultados e ainda contribuem pra que nossas páginas fiquem mais bonitas e estruturadas, como é o caso da Fiat (AgênciaClick) que sempre contribui com algumas das melhores peças que veiculamos. Acho que a discussão não deveria ter como foco a Globo.com, e sim as agências/clientes, que insistem no velho e pequeno 468×60.Vamos levar essa discussão para a AMI, Marcelo? Sugiro inclusive retirarmos o Full do novo “PCI”, que pra mim deve ser “UAP Brasil”absFernando Gomes(fernando.gomes@corp.globo.com)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: