Ultimamente o Google tem sido destaque nas páginas policiais por conta dos pedidos do Ministério Púbico para um maior controle sobre o conteúdo publicado no Orkut. O que me chamou a atenção foi a participação de uma ONG nas denúncias, a SaferNet Brasil, de quem eu nunca havia ouvido falar.

Resolvi pesquisar.

Ao visitar o site notei que a página inicial traz em destaque apenas as notícias referentes ao Orkut. Pensei comigo: “caramba, será que as contravenções só acontecem no Orkut? Nada no Beltrano, no UOL K, no Gazzag, nos chats, nos foruns?”

Uhmm…

Também salta aos olhos o fato de não haver nenhuma identificação de quem são os membros da SaferNet e como ela é organizada. O único nome que encontrei foi o do presidente da ONG, mas isso em uma notícia publicada no site.

Uhmm…

Gostaria de saber mais sobre a SaferNet, de repente até para colaborar com ela. Afinal, todos queremos proteger nossas famílias e amigos de atos ilícitos, seja na internet ou fora deles. Mas antes, acho justo saber quem está falando por mim, correto?