Revista Época: Cada clique uma fraude

A Época desta semana traz um artigo sobre fraudes de clique (obrigado, Bebiano).

Com o crescimento das campanhas “pay-per-click” o assunto é pauta constante nos EUA e, como eu já contei aqui, gerou alguns bons debates no Search Engines Strategies NY.

A verdade é que esse tipo de fraude sempre existiu, inclusive em campanhas com banners, daí a importância de se ter um software apropriado para analisar o desempenho de suas ações de mídia – seja ela gráfica (banners) ou texto (links patrocinados).

Escrevi um artigo que será publicado na próxima edição do Conexão MSN/M&M Online e repoduzo aqui a parte final, onde alerto para os cuidados que você deve ter ao analisar suas campanhas de cliques.

Algumas formas básicas de identificar problemas nos resultados de suas campanhas por clique são:
Volume de cliques: observe o histórico de suas campanhas. Se, inexplicavelmente, surgir uma grande variação nos cliques é bom ficar atento.
Geografia: se você não vende produtos ao Turcomenistão ou Látvia, e passa a receber muitos cliques de lá, algo deve estar errado.
Taxa de conversão: se em média a cada 100 cliques você gera 5 vendas e de repente esse número despenca, pode ser um problema.
Tempo: se você recebe 100 cliques por segundo de um mesmo IP…bem, não conheço ninguém tão rápido assim.
Para prevenir dores de cabeça, utilize sempre um software de análise confiável em todas as suas campanhas. Além disso, dedique mais tempo do seu dia para estudar todas métricas disponíveis nos relatórios e não só o “click-through”.

  1. #1 por .:: Vivian Buim ::. em 27/03/2006 - 22:51

    Essa pauta é muito interessante ‘dá pano pra manga’. Esses dias estive acompanhando uma discussão numa comunidade de usuarios das ferramentas do Google Adsense / AdWords e a coisa esquentou.Alguém propôs uma rede de “ajuda mútua” para geração de clicks. E logo recebeu uma resposta de outro integrante da comunidade que em resumo dizia o seguinte: “Depois vocês são banidos do sistema e não entendem porque… Primeiro um ou mais anunciantes do AdWords faz uma reclamação ao Google que os cliques oriundos do seu sites veêm com IP repetido e o navegante não passa da primeira página do site – o anúnciante exige providências. Aí o Google vê que o seu site tem uma taxa de cliques muito elevadas para o número de impressões. Aí você é banido: o que você ganhou até agora fica com o Larry Page e o Seu nome, Site nunca mais são aceitos no AdSense.”Acredito que isso que vc disse mata a questão:”Esse tipo de fraude sempre existiu, inclusive em campanhas com banners, daí a importância de se ter um software apropriado para analisar o desempenho de suas ações de mídia. Além disso, dedique mais tempo do seu dia para estudar todas métricas disponíveis nos relatórios e não só o “click-through”.”E você ainda não quer que eu seja sua fã!?!! haahah…………………………………………….Atualizei o meu Blog tbm, abandonado coitado. Vou nessa. Boa semana pra vc.Bjao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: