Antispam.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGi) lançou um site bastante útil no combate ao spam. Ele conta com informações de caráter educativo, estatísticas e ainda promove uma campanha anti-spam.


antispam.br

Um dos dados disponíveis é uma lista dos maiores spammers do Brasil, segundo as denúncias recebidas pelo “Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil”. Só isso já vale a visita.🙂

A AMI iniciou um esforço em 2003 para criação de uma auto-regulamentação em torno de melhores práticas anti-spam. Conseguimos agregar o apoio de diversas entidades, que assinaram um documento conjunto criando o Grupo Brasil Anti-Spam. Infelizmente, o trabalho se perdeu, no meu entender em muito pela vaidade de algumas pessoas e desinteresse de certas entidades em assumir responsabilidades.

O grande desafio ainda é definir exatamente o que é spam. O CGi dá uma definição bastante genérica em seu site, enquanto que no site da AMI você encontra o Código de Ética e Melhores Práticas em E-mail Marketing que traz uma definição bastante específica baseada em diversas opiniões e discussões entre as entidades signatárias.

Apesar da boa iniciativa, entendo que ainda falta ao CGi uma maior divulgação junto ao grande público de sua atuação . Muita gente envolvida em mídia interativa desconhece sua existência e seus objetivos, que acabam por ser mais conhecidos entre a comunidade de TI(tecnologia da informação.

Projetos como a campanha do Antispam.br são do interesse geral, inclusive das agências e anunciantes. Daí a importância do CGi comunicar-se melhor com todos os setores envolvidos em internet, incluindo entidades e usuários finais, pois o órgão oferece em seu site informações muito úteis para o mercado, inclusive o de publicidade, como pesquisas sobre penetração de internet nos domícilios e empresas, dados de acesso do Brasil e do mundo, etc.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: