Jornais vs. Buscadores

No final do ano passado fiz parte de uma mesa debatedora durante um grande e tradicional evento de mídia. Ali estavam os representantes dos principais meios – TV, jornais, mídia exterior, revistas e eu, pela mídia online.

Nessa oportunidade, o representante dos jornais disse com todas as letras que a internet não havia prejudicado em nada o mercado jornalístico, que as pessoas continuam lendo jornal como antes, a cobertura continua a mesma. A-hã…

Aliás, pouco tempo depois, um dos colunistas do BlueBus escreveu sobre isso.

Agora essa semana saiu a notícia de que a World Newspaper Association quer interpelar os sites de busca por uso indevido de conteúdo. O argumento é que os buscadores usam notícias de jornais para alimentar seu conteúdo sem pagar nenhum direito autoral por isso.

Apenas para esclarecer: o Google News e o Yahoo News não possuem editores. Assim como eles usam “robôs” para varrer a internet em busca de sites, fazem o mesmo com o conteúdo jornalístico. Ambos sites usam softwares que varrem as principais fontes de notícias do mundo, dentro do mesmo critério de relevância da busca por sites, para alimentar seu conteúdo. Não há um editor, não há pessoas envolvidas nesse trabalho.

Se a World News Paper Association tivesse um mínimo conhecimento sobre search engine marketing, saberia que basta criar uma tag “robot.txt” para impedir que os buscadores indexem e publiquem as páginas de seus associados.

Mas, isso não daria tantas manchetes quanto ameaçar um processo.

(Enquanto isso, o New York Times aumenta seus esforços em tornar seu site mais visível aos buscadores de notícias.)

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: