Cuidado com os magos do SEO

O Marketing em Sites de Busca (“Search Engine Marketing” ou “SEM”) tornou-se o grande responsável pelo crescimento dos investimentos em mídia online em todo o mudo.

Somente nos EUA, 40% do que é investido em publicidade online vem dos links patrocinados. Mas essa não é a única forma de se obter destaque nos sites de busca.

A Otimização de Busca Natural (“Search Engine Optimization” ou “SEO”) é uma técnica que requer bastante conhecimento dos algoritmos dos buscadores e tem como objetivo principal tornar um site “mais buscável”. Ou seja: cada vez que uma busca for feita por determinada palavra, o site em questão deve ser considerado pelo Google, Yahoo, MSN ou qualquer outro buscador como o mais relevante possível. Isso significa que ele deve estar entre as primeiras posições na página de resultados.

Trata-se de um trabalho bastante complexo, mas que algumas pessoas acabam por tratar como algo simples. Mas não é: requer muita atenção, pois os buscadores atualizam seus algoritmos constantemente.

Costumo dizer a meus clientes e “prospects” para fugir daqueles que dizem ser muito simples colocar sua página em primeiro lugar no Google: “basta acertar o título, metatags, criar alguns links relevantes e…voilá“.

Não é bem assim.

Por exemplo, li um artigo muito interessante sobre SEO datado de 31/01/2006. Mas, no final, o autor cometeu um pecado capital: listou algumas pequenas dicas que teriam colocado seu site “na quarta posição no mundo inteiro sobre “microformats” se fizer a busca pelo Google em inglês.”

Não é bem assim. Faça uma busca no google.com e confira. Não há sites brasileiros na primeira página.

SEO é trabalho, esforço, estudo, ajustes, tentativa e erro. SEO não é uma ciência exata e muda a todo o momento.

Por isso, não acredite em milagres.

  1. #1 por Vicente Tardin em 03/02/2006 - 14:59

    Oi Marcelo,você está certo. Li o artigo e pude conversar com o autor, que mudou este trecho. Ficou “Meu site esteve nos primeiros lugares”. Realmente estas posições nos resultados são variáveis.[]s doVicente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: