Web 1.0

Quando foi a primeira vez que você ouviu falar em internet?

Cada um tem sua experiência pessoal, mas a primeira vez que a web virou notícia foi agosto de 1995. Antes disso, só uma pequena “elite” já conhecia e utilizava a internet.

Mas, afinal, o que aconteceu em 1995?

No dia 9/08/95 foi o IPO(initial Public Ofering ou abertura do capital na Bolsa) da Netscape.

(Para aqueles recém-chegados, Netscape era o que Internet Explorer é hoje, há pouco mais de 10 anos: o navegador (“browser”) mais popular do mercado.)

Antes desta data as (poucas) notícias sobre internet na mídia eram algo assim:

“It was not designed for doing commerce, and it does not gracefully accommodate new arrivals.” (Time magazine em 1994 explicando porque a internet nunca seria popular).

“THE INTERNET? BAH!” (Newsweek em fevereiro de 1995)

Se o “estouro da Bolha” marca o início da Web 2.0, indiscutivelmente o IPO da Netscape é o marco inicial da Web 1.0: no dia em que foram lançadas no mercado, as ações da então desconhecida Netscape atingiram US$75 e atraíram a atenção de todos. A partir daí a net ganhou as manchetes da grande mídia e com isso vieram a febre das empresas “.com”, dos business plans e,claro, dos IPOs.

No momento em que todos os notíciários falam de Google, Firefox, Wikipedia, é sempre bom lembrar dos pioneiros, muitos dos quais continuam fazendo história, como Yahoo, eBay e Amazon. Outros, como a Netscape de Marc Andreessen, desapareceram, mas sem dúvida deixaram sua marca.

Dos sites de terceira geração, descritos em 1996 por David Siegel, em seu best seller Creating Killer Websites, até a Web 2.0, nada seria a mesma coisa se 9 de agosto de 1995 tivesse sido diferente.

Se você gosta de História, vale a pena ler essa matéria publicada na Wired em agosto de 2005, quando o IPO da Netscape fez 10 anos. A versão online não tem a riqueza de imagens da edição em papel, mas o conteúdo é o mesmo: uma aula de História da Net imperdível.

Anúncios
  1. #1 por Marcelo S. Gomes em 31/01/2006 - 17:34

    Respondendo à sua pergunta inicial, minha primeira vez foi em agosto de 2004, quando cheguei para estudar em uma universidade nos EUA. Me deram um email e me disseram que eu deveria checar todo dia pois a comunicação dos professores com os alunos se daria através “disto”. Usando ainda o Mosaic (pré-Netscape) logo me apaixonei por surfar na web, que acho que ainda era Web 0.0, pois tinha pouquíssimos gráficos. Lembro que eu lia matérias do Estadão no mesmo dia em que eram publicadas no Brasil, e achava o máximo, já que eu assinava a Veja e recebia o exemplar físico só uma semana depois. Voltando para o Brasil em 96, para trabalhar em uma empresa de mídia, não tive como não me envolver e evangelizar toda a empresa sobre a internet e o futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: