Quando foi a primeira vez que você ouviu falar em internet?

Cada um tem sua experiência pessoal, mas a primeira vez que a web virou notícia foi agosto de 1995. Antes disso, só uma pequena “elite” já conhecia e utilizava a internet.

Mas, afinal, o que aconteceu em 1995?

No dia 9/08/95 foi o IPO(initial Public Ofering ou abertura do capital na Bolsa) da Netscape.

(Para aqueles recém-chegados, Netscape era o que Internet Explorer é hoje, há pouco mais de 10 anos: o navegador (“browser”) mais popular do mercado.)

Antes desta data as (poucas) notícias sobre internet na mídia eram algo assim:

“It was not designed for doing commerce, and it does not gracefully accommodate new arrivals.” (Time magazine em 1994 explicando porque a internet nunca seria popular).

“THE INTERNET? BAH!” (Newsweek em fevereiro de 1995)

Se o “estouro da Bolha” marca o início da Web 2.0, indiscutivelmente o IPO da Netscape é o marco inicial da Web 1.0: no dia em que foram lançadas no mercado, as ações da então desconhecida Netscape atingiram US$75 e atraíram a atenção de todos. A partir daí a net ganhou as manchetes da grande mídia e com isso vieram a febre das empresas “.com”, dos business plans e,claro, dos IPOs.

No momento em que todos os notíciários falam de Google, Firefox, Wikipedia, é sempre bom lembrar dos pioneiros, muitos dos quais continuam fazendo história, como Yahoo, eBay e Amazon. Outros, como a Netscape de Marc Andreessen, desapareceram, mas sem dúvida deixaram sua marca.

Dos sites de terceira geração, descritos em 1996 por David Siegel, em seu best seller Creating Killer Websites, até a Web 2.0, nada seria a mesma coisa se 9 de agosto de 1995 tivesse sido diferente.

Se você gosta de História, vale a pena ler essa matéria publicada na Wired em agosto de 2005, quando o IPO da Netscape fez 10 anos. A versão online não tem a riqueza de imagens da edição em papel, mas o conteúdo é o mesmo: uma aula de História da Net imperdível.