Social Search, a aposta do Yahoo

A principal diferença em relação a busca “tradicional”, onde os resultados são determinados por algoritmos matemáticos de cada site, na Busca Social (“Social Search”) quem determina a relevância dos resultados são as pessoas através de seu círculo de amizades e indicações de suas preferências.

Enquanto o Google foca seus esforços na personalização da busca, é no conceito de descentralização de conteúdo que o Yahoo deposita suas fichas para reforçar sua presença no mercado de Busca. O principal movimento nesse sentido foi o lançamento em junho de 2005 do MyWeb 2.0, um serviço onde você pode realizar buscas na base de sites indexados pelo Yahoo, mas também em páginas selecionadas pelos usuários do site como sendo relevantes.

O interessante é que se os usuários fizerem um bom trabalho na catalogação das páginas, uma busca no MyWeb2.0 trará resultados bem mais relevante que o do Google ou do próprio Yahoo “convencional”.

O conceito não é novo e é muito bem exemplificado em dois sites recentemente adquiridos pelo Yahoo, que tem em comum a capacidade de compartilhar conteúdo, no caso fotos (Flickr) e sites favoritos (del.icio.us). Ao entrar em um site desses para procurar um assunto que lhe interessa, basta você digitar uma “tag” ou recorrer uma lista das mais populares do site. “Tags” são palavras-chave, que os usuários usam para catalogar e contextualizar o conteúdo que disponibilizam. Pronto, em linhas gerais, isso é Social Search.

A idéia está presente também é, claro, no Orkut, onde você entra em comunidades de pessoas que compartilham os mesmos interesses que você nas mais diversas comunidades.

O problema é que construir uma rede social leva tempo e paciência, seja para organizar e catalogar as informações, como para envolver as pessoas. Eu sou um bom exemplo disso: criei minha conta no Flickr em novembro e até agora só postei duas fotos; mas depois deste post prometo que vou me dedicar mais. E, além disso, os sites em questão, ainda estão beeem longe de figurar entre os mais populares da web, ou seja, conhecidos do usuário médio de internet.

O tema Social Search já corre pelo universo dos blogs há algum tempo e foi matéria hoje no site da Business Week. Mesmo assim, a Wikipedia ainda não traz o verbete “Social Search”.

Tags mais populares no Flickr. Quanto maior a tag, mais popular.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: