Uma das grandes promessas dos oráculos da TV interativa sempre foi a capacidade de interagir com a programação na tela para realizar o famoso Tcommerce (television commerce). Por exemplo, clicar na roupa de atores durante uma novela, saber mais sobre o produto e comprar, sem sair do sofá ou de seu canal preferido.
Bem, até agora nada ou muito pouco aconteceu.
Semana passada foi a vez da Microsoft mostrar sua solução para isso, em uma conferência onde a grande estrela na verdade foi o adCenter, sua nova plataforma de publicidade online que promete chacoalhar o mercado, especialmente o segmento de Busca.
Mas a Microsoft não está sozinha: empresas de rich media já vem explorando esse segmento desde o ano passado.
A United Virtualities, empresa que ficou conhecida com suas soluções Shoshkele e Ooqa Ooqa, lançou em janeiro de 2005 um formato chamado Shoshmosis (fala sério…quem escolhe esses nomes?) que permite interação com o vídeo através de uma combinação que utiliza o Flash, da Macromedia.
Recentemente a Honda lançou uma campanha que gerou bastante interesse nos Estados Unidos ao utilizar uma peça que combina vídeo com uma imagem fixa. Ao clicar em cenas que aparecem durante o comercial, a imagem fixa do lado esquerdo mostra mais detalhes do novo Honda Accord.
Se essas tecnologias foram combinadas de forma eficiente, será um motivo a mais para incentivar os anunciantes a veicular na internet: além de toda emoção que apenas um comercial de TV pode transmitir, haverá o benefício da interatividade que só a mídia online permite.
Sem dúvida, é o melhor dos dois mundos.