O Facebook aderiu ao modelo de adexchange. E agora?

Talvez tenha sido o empurrão que faltava.

Com a adesão do Facebook ao modelo de ad Exchange, agora os 3 maiores inventários de mídia display dos EUA estão disponíveis no modelo de compra em tempo real, já que Google e Yahoo já atuam no segmento há algum tempo.

Ainda é um teste e apenas 8 empresas, entre DSPs (Demand Side Platforms são empresas que detem tecnologia para gerenciar os lances e otimização em tempo real) e empresas de retargeting poderão comprar neste modelo: AdRoll, AppNexus, DataXu, MediaMath, TellApart, The Trade Desk, Triggit  e Turn.

Agora quando você navega por sites a procura de serviços financeiros ou viagens, por exemplo, e depois entra no Facebook, poderá ser impactado por um anúncio no modelo de retargeting, oferecendo um benefício especial para você fechar aquela compra que acabou por abandonar, por qualquer razão. Além disso, com a alta capacidade que o Facebook já possui de segmentação, os anúncios ( apenas aqueles que aparecem no lado direito do seu mural de notícias) devem ganhar em relevância.

O Facebook abriu o olho para o enorme potencial existente em todos os sites que carregam seu botão “Curtir” e Compartilhar” e, ao contrário do que o mercado esperava, não lançou uma adnetwork, mas foi direto ao modelo automatizado e de leilão. É uma escolha quase óbvia, pois a esta altura por que lançar uma rede de publicidade se já há tecnologia mais avançada para plugar-se diretamente às agências e anunciantes, especialmente os varejistas, que mais uma vez deverão ser os primeiros a aderir em massa a esta nova oportunidade de veiculação.

Vale lembrar, porém, que a mudança será apenas no modelo de comercialização, já que os formatos continuarão sendo os mesmos já existentes no Facebook e que diferem de todo o resto do mercado display, que segue o padrão IAB.

E o Brasil, como fica?

Nenhuma destas 8 empresas possuem atuação direta no Brasil, salvo teoricamente a DataXu, que adquiriu no início do ano a Mexad, que tinha uma pessoa desenvolvendo o mercado por aqui. A AppNexus é parceira da Microsoft, que até agora não conseguiu encontrar uma forma de atuar no segmento em nosso mercado.

Talvez seja o empurrão que faltava para nosso mercado abrir o olho para a mídia em tempo real, pois o Facebook já possui um inventário considerável em nosso país, pois segundo a comScore é a sexta maior audiência brasileira, atrás apenas de Google, UOL, Microsoft, Terra e Globo.com . Além disso, para o próprio Facebook é uma boa, já que isso pode gerar alguns atalhos na venda de mídia para uma empresa que ainda está compondo sua equipe no nosso país.

Cabe às agência quem sabe buscar uma parceria com as DSPs aprovadas e vice-versa: o Brasil possui o segundo maior número de usuários e este novo modelo pode fazer com que estas empresas acelerem sua chegada ao país.

Por outro lado, fico imaginando o que os portais pensam disso. Na edição de junho da revista ProXXIma todos os representantes de veículos entrevistados em uma matéria sobre redes de publicidade levantaram dúvidas sobre a viabilidade e a capacidade deste formato evoluir no Brasil. Curiosamente, todos os principais portais – salvo Microsoft e Yahoo, claro- fazem parte da rede de conteúdo do Google, que nada mais é que uma adnetwork, e ainda assim, de uma forma ou outra, questionam o potencial deste o mercado.

Quem sabe agora com esse movimento eles abram os olhos para esta imensa oportunidade que o real time bidding traz para compradores e vendedores de mídia. Se eles não aderirem logo, irão perder parte de sua receita para a recém-lançada no Brasil  DoubleClick Adexchange, do Google, e agora também para o Facebook, sem contar a RightMedia, do Yahoo, e AppNexus, da Microsoft, que podem aportar aqui a qualquer momento.

(Artigo publicado no site ProXXIma)

About these ads

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.506 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: